
A Fidens Engenharia, de Belo Horizonte, dedicada à construção pesada, adquiriu 50 caminhões Actros 4844 K 8×4 basculantes para operações fora de estrada e dois cavalos-mecânicos Actros 2646 LS 6×4, para aplicação rodoviária, como parte da estratégia de ampliação e renovação de frota.
Luiz Henrique de Pinho, superintendente de suprimentos, logística e manutenção da Fidens, explicou a escolha dos caminhões da Mercedes-Benz: “Nosso interesse pelas versões europeias do Actros começaram há mais de oito anos. Nas avaliações e visitas a usuários percebemos que poderíamos alcançar um desempenho superior ao que temos hoje”, diz.
A negociação foi realizada pela área de Vendas a Grandes Frotistas da Mercedes-Benz, em conjunto com a Minasmáquinas, concessionário de Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte. O lote adquirido inclui também 20 unidades do caminhão pesado 2726 6×4 para utilização em diversas atividades da construção.
A Fidens passa a contar com uma frota de 440 veículos, dos quais 150 são Mercedes. Com 43 anos no setor de construção, a empresa está entre as 30 maiores no ranking do setor. Carlos Henrique Frauches, CEO, registra que o mercado está aquecido com as obras do PAC e de clientes privados: “A perspectiva é de crescimento contínuo para os próximos anos.”
O Actros 4844 K 8×4 basculante tem capacidade para 48.000 kg de peso bruto total (PBT) e 123.000 kg de capacidade máxima de tração (CMT). Sua capacidade de carga líquida chega a cerca de 37.000 kg, dependendo do peso do implemento, o que permite a utilização de básculas com capacidade até 20 metros cúbicos.
O motor eletrônico do caminhão é o OM 501 LA, de 435 cv de potência a 1.800 rpm e 214 mkgf de torque a 1.080 rpm. O câmbio é o Mercedes-Benz G 240 de 16 marchas com sistema semiautomatizado de troca de marchas, embreagem dupla. O veículo oferece ainda sistema de direção com assistência hidráulica de duplo circuito, ABS, ASR, retarder, função “hill holder” de assistência para partida em rampas e sistema automático de compensação de carga para os eixos dianteiros.