
O volume de financiamentos de carros no acumulado do ano até julho beirou a estabilidade ao atingir pouco mais de 607,8 mil unidades, considerando automóveis e comerciais leves novos. Isto representou pequena queda de 0,7% sobre o apurado em mesmo período do ano passado, de acordo com dados divulgados na terça-feira, 15, pela B3. Com isto, a participação dos financiamentos ficou em 51,8% do total de 1,17 milhão veículos licenciados no período no mercado interno.-Veja aqui os dados da B3-Veja aqui outros dados de financiamentos-Veja outras estatísticas em AB Inteligência
Nos pesados, que inclui caminhões e ônibus, os financiamentos recuaram 6%, passando de 34,43 mil para 32,37 mil na mesma base de comparação.
Os dados da B3 referentes ao balanço anterior (acumulado de janeiro a junho) já haviam sinalizado que a queda dos financiamentos estava diminuindo (leia aqui).
Há, portanto, grandes chances de o próximo balanço apresentar volume maior de financiamento com relação aos do ano anterior, dadas as condições estáveis do mercado de veículos. Segundo a Anfavea, agosto é historicamente um mês forte de vendas, uma vez que é um dos mais cheios do ano em termos de dias úteis, o pode definir as novas projeções das montadoras para o mercado (leia aqui).
Já para o segmento de duas rodas, a queda também é menor do que a do balanço anterior, mais em função de volume menor de vendas do que na melhora efetiva do volume de financiados. Neste caso, a retração é de 6%, passando de 373,2 mil para 350,8 mil motocicletas financiadas. O mercado total no período registrou emplacamento 20,5% menor, para 497,6 mil motocicletas, segundo dados da Fenabrave. Comumente, a entidade, que reúne as concessionárias de veículos, reporta que o setor é o que mais sofre com a limitação de crédito ainda resistente no mercado.
Entre as modalidades de financiamento, o CDC (crédito direto ao consumidor) foi novamente o responsável pela maioria esmagadora dos negócios realizados entre janeiro e julho, respondendo por 83,2% do total dos contratos, incluindo todos os segmentos.