
Ele lembra que o mercado de reposição para veículos está aquecido, com o varejo registrando crescimento médio de 5% desde outubro. “Janeiro teve um movimento acima do esperado. O motorista deixou de trocar o seu carro por um novo e está fazendo a manutenção do usado” – afirma.
Com base em estimativas do Grupo de Manutenção Automotiva, constituído por representantes do Sindipeças, Andap, Sincopeças e Sindirepa-SP, Fiola estima que o setor de autopeças pode registrar um faturamento adicional de R$ 1 bilhão este ano, em relação a 2008.
O dirigente destaca também a campanha de conscientização do motorista sobre a importância da manutenção preventiva do veículo para garantir segurança, economia e redução de poluentes . “Muitos motoristas deixam de levar o veículo para revisões periódicas por falta de conhecimento. Cabe ao setor da reposição mudar esse jogo de forma responsável, mostrando os benefícios da boa prática de manutenção” – diz.
Fiola entende que a inspeção ambiental na cidade de São Paulo trará negócios adicionais ao setor de reparação. A entidade, juntamente com suas parceiras no setor, pretende enviar carta ao congresso e ao senado para pleitear a votação da Inspeção Técnica Veicular, conforme projeto de lei nº 5.979 que está parado há anos.