Há muita gente de olho no sucesso do sistema flex para carros no Brasil. O consumidor, por exemplo, que pode escolher entre álcool ou gasolina de acordo com o preço no posto de combustível. O assunto interessa também aos fabricantes de veículos, à Bosch, Magneti Marelli e Delphi, que são fabricantes dos sistemas fornecidos às montadoras.
E o fabricante de álcool, o que pensa?
A Unica, entidade que representa uma boa parte dos fabricantes de etanol, está de olho não apenas no mercado de commodities, mas também nas estatísticas de vendas dos veículos flex. Cada veículo novo vendido representa algumas centenas a mais de litros do álcool todo mês.
Dados da Anfavea mostram que 1.230.994 veículos flex foram comercializados no semestre passado – o que representa 92% de todos os automóveis e comerciais leves emplacados com motor do ciclo Otto, que não utiliza diesel. Ou ainda, representam 88,3% de todos os veículos emplacados no país. A média foi de 87,2% ao longo de 2008.
Marcos Jank, presidente da Unica, mostra satisfação com o mercado automotivo que representa um cliente importante em seus planos: “Vivemos uma situação de preferência irreversível dos consumidores pelo carro flex” – avaliou.
Levantamento da Unica mostra que no semestre a demanda por gasolina ficou estável este ano, diante do avanço dos carros flex.
Newcomer
A mais nova fabricante a lançar um carro flex foi a Nissan, com a minivan Livina introduzida este ano. A Mitsubishi, que já produz o TR4 bicombustível, anunciou o lançamento em agosto do Pajero Sport Flex, único utilitário esportivo flex com motor de seis cilindros, o mais potente já produzido nesta categoria no Brasil.
O carro flex foi lançado no mercado brasileiro em março de 2003. De lá para cá, a participação de mercado destes veículos só tem aumentado. A aceitação foi tamanha que, hoje, algumas montadoras sequer produzem automóveis exclusivamente a gasolina.
A última novidade tecnológica foi introduzida no novo Polo, da Volkswagen, que passa a dispensar o tradicional tanque de injeção a gasolina, funcionando exclusivamente com etanol. A montadora pretende adotar a mesma tecnologia em outros modelos nos próximos meses.
Quem é a Unica
A Unica – União da Indústria de Cana-de-Açúcar representa 124 usinas do centro-sul responsáveis por mais de metade da produção nacional de cana e 60% da produção de etanol.
Na safra 2008/2009 o Brasil produziu 565 milhões de toneladas de cana, matéria-prima utilizada para a produção de 31,3 milhões de toneladas de açúcar e 25,7 bilhões de litros de etanol.
