
Composto por dois discos, cada um com preços separados do álcool e da gasolina, o FlexCalc indica o combustível mais vantajoso no momento do abastecimento mediante o simples alinhamento dos valores cobrados pelo posto para os dois tipos de combustível.
O FlexCalc surgiu da ideia de Bob Sharp, jornalista, ex-piloto de competições e profissional da indústria automobilística, para facilitar a decisão do proprietário no momento de abastecer o veículo. Com base no cálculo de que com álcool o veículo percorre 70% do que roda quando abastecido com gasolina, Bob Sharp criou os discos com os dois preços. O alinhamento dos valores indicados nas bombas, uma seta do FlexCalc indicará qual o combustível oferece maior vantagem ao consumidor no momento de abastecer o tanque do veículo.
Tomando por base a diferença de preço entre o álcool e a gasolina e o consumo e autonomia com um ou outro combustível, o FlexCalc foi desenvolvido de forma a indicar a melhor opção de combustível para os carros flex. Para isso, basta girar o disco menor (de tonalidade verde), com o preço do álcool, até ajustá-lo ao da gasolina (bege) e ver, na parte inferior do FlexCalc, o posicionamento de uma seta vermelha. Ela indicará qual o combustível mais vantajoso para o seu carro para que você gaste o menos possível para rodar.
Mais no site do produto.
Confira os assuntos relacionados:
Inflação do carro foi a maior dos últimos 5 anos
Teor de etanol na gasolina cairá para 20%
Álcool aumenta e é vantajoso em apenas 9 Estados