
De acordo com a empresa, o objetivo do lançamento é a maior demanda por componentes feitos no Brasil induzida pelo Inovar-Auto, a política industrial do setor automotivo que incentiva a compra de fornecedores locais em troca de descontos em impostos. A quinta-roda nacional também ajuda a cumprir a exigência mínima de 60% de nacionalização (em peso e valor) para aprovação de financiamento da linha Finame/BNDES para compra de caminhões e implementos.
A Fontaine é uma empresa americana com sede em Trussville, Estados Unidos, mas suas operações no Brasil foram compradas pelo Grupo ARC – que também controla a Ibero, fabricante de eixos e suspensões para carretas, e a montadora de semirreboques America. Desde a aquisição pela empresa brasileira, em 2011, a participação da Fontaine no fornecimento de quintas-rodas para fabricantes de caminhões no País mais que dobrou, passando de 10% para 23%. Já são clientes Scania, Volvo, Mercedes-Benz e, mais recentemente, Iveco. A MAN Latin America deve em breve ser a próxima, pois já está em fase final de testes e aprovação do produto.
“Desde 2011 a produção da Fontaine dobrou e em 2014 deve triplicar”, afirma Alessandro Poletto, diretor de marketing do Grupo ARC. Para 2015, a expectativa é chegar a 35% de participação de mercado. A empresa já recebeu investimentos de R$ 11 milhões desde a aquisição e agora, com o crescimento das operações e da demanda, estuda a construção de uma nova fábrica. Em 2012 o faturamento da Fontaine chegou a R$ 25 milhões.