
A Ford é mais uma marca que precisou acelerar o processo de vendas on-line para tentar desviar das restrições impostas pela quarentena decretada por estados e municípios para reduzir o contágio pela Covid-19, doença causada pelo coronavírus. A fabricante criou em seu site um novo canal de atendimento, o “Compre Sem Sair de Casa”, que permite fazer toda a negociação do veículo, desde a escolha do modelo até a decisão de compra, sem precisar ir até concessionárias – que permanecem fechadas ao público durante o período de isolamento social provocado pela pandemia. 
No processo de venda on-line criado pela Ford, todas as etapas são feitas remotamente, incluindo test-drive, contratação de financiamento, avaliação do carro usado, compra de seguro, emplacamento, até a entrega do veículo em domicílio. Basta acessar o site (www.ford.com.br) e preencher um cadastro com dados pessoais e do automóvel desejado, informando também se quer incluir o usado na negociação, a forma de pagamento (à vista ou financiado) e o valor pretendido de entrada e das parcelas. Como promoção de lançamento do sistema, a Ford informa que oferece três meses de carência para começar a pagar o financiamento – mas o consumidor deve ficar atento à taxa de juro cobrada, que pode não compensar.
No processo a Ford manteve o contato pessoal com o vendedor. No próprio site, depois de se cadastrar, o cliente escolhe a concessionária mais conveniente e o meio pelo qual deseja ser contatado para fechar a compra (telefone, e-mail, WhatsApp etc.). Se desejar, pode ser agendado um test-drive do veículo desejado, que será levado em casa. Fechando o negócio, também pode optar por receber o carro em domicílio ou outro lugar de preferência.
“Nesse momento [de quarentena], percebemos que alguns clientes mantiveram suas compras, pois precisam de um carro para se locomover com mais segurança. Com esse novo canal oferecemos comodidade e conveniência para que ele possa fazer todo o processo de compra sem precisar sair de casa”, diz Antonio Baltar Jr., diretor de marketing e vendas da Ford.
ACELERAÇÃO DA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
A novidade, segundo a Ford, faz parte de seu processo de transformação digital, que já vinha e agora foi acelerado para mitigar os efeitos da pandemia sobre as vendas. A estratégia, diz a empresa, é usar a tecnologia para oferecer conveniência no processo de compra e ao mesmo tempo criar uma relação entre o consumidor e as concessionárias.
“A compra pelos meios digitais não é mais uma tendência, é uma realidade, acelerada pela mudança de hábitos do consumidor. O nosso novo canal já estava em fase adiantada de desenvolvimento, o que nos permitiu atender rapidamente essa solicitação dos clientes”, afirma Antonio Baltar Jr.
Segundo a Ford, para a realização da venda on-line as concessionárias seguem as normas de funcionamento de cada região e adotam os procedimentos de limpeza e higienização dos veículos, distanciamento social e proteção individual nos locais de trabalho, em todas as fases de preparação e entrega.