
|
|||||||||||||||||||||||||||
Redação AB
A Ford abriu uma nova área de engenharia para desenvolver o sistema de som de veículos globais como Escape, EcoSport, Fusion e Ranger. A fabricante quer aprimorar a qualidade sonora da cabine dos novos carros, utilizando nesse trabalho uma seleção musical contemporânea obtida após pesquisas.
O primeiro resultado desse trabalho foi aplicado no som do novo utilitário esportivo Escape, que será lançado este ano nos Estados Unidos. Detalhes de gravações de Steve Ray Vaughan, Suzanne Vega, Rihanna, Jennifer Warnes e PJ Harvey são exemplos de referências sonoras utilizadas pelos engenheiros.
Segundo a Ford, a equipe ouve de tudo, do rap ao clássico. O trabalho dos especialistas envolve o monitoramento das ondas sonoras por laptops (ligados aos alto-falantes) e também a percepção do ouvido humano. “Buscamos um sistema de áudio que soe natural, como se o motorista estivesse num teatro e não dentro do carro”, afirma Christine Templin, profissional envolvida no projeto. A ilustração abaixo sintetiza bem o trabalho dessa equipe.
