
“Um estúdio de design não é como um escritório tradicional, onde as pessoas sentam lado a lado em mesas enfileiradas”, justifica Serife Celebi, supervisor de Design, Cor e Material da Ford Europa. “Num estúdio, você precisa de espaço e luz natural para visualizar as formas e conceitos de diferentes ângulos e distâncias. Tudo isso contribui para a inovação que depois é vista nas ruas, nos novos veículos da marca”.
Segundo a montadora, o centro passa a contar com equipamentos de última geração para a criação e modelagem de veículos. Um deles é o “powerwall”, usado para a projeção de veículos virtuais em ambientes tridimensionais e que facilita a comunicação entre designers do mundo todo. Além disso, foram instaladas novas máquinas de usinagem, que permitem a criação de modelos precisos em massa para testes aerodinâmicos em túnel de vento, a partir de desenhos elaborados virtualmente.
Entre os vários ambientes do prédio, destaca-se a fachada envidraçada, que, com formas leves e flutuantes, lembra um barco. Já o espaço interno foi projetado de forma a promover a aproximação entre as equipes. “O novo centro cria um ambiente altamente motivador, onde nossos times têm liberdade para levar adiante a filosofia de design da Ford”, conclui Martin Smith, diretor executivo de Design da Ford Europa.