
Os recém-lançados Cargo 1119 e Cargo 1729 também foram beneficiados com essa mudança. Os Cargo 816 e Cargo 1933 já adotavam o intervalo de 40 mil km, o que reduz o custo por quilômetro rodado com troca de óleos, filtros e outros itens de revisão.
A ampliação é resultado dos aprimoramentos feitos nos motores Euro 5, desenvolvidos pela Cummins em conjunto com a montadora. As mudanças incluem a introdução de um sensor de restrição do filtro de combustível, que ajuda na preservação da qualidade do lubrificante: quando há água para ser drenada, um alerta é dado por meio de uma luz no painel e quando há excesso de restrição, a luz fica no modo pisca. Segundo a empresa, a maior disponibilidade do diesel S50 e S10 (com menor teor de enxofre) foi outro fator que possibilitou a mudança.
“O objetivo principal desse novo intervalo é a diminuição do custo de manutenção para o cliente”, destaca William Yuki, supervisor de serviço ao cliente da Ford Caminhões.
Para definir a quilometragem adicional, o programa de validação incluiu mais de 350 mil quilômetros de testes, feitos em parceria com frotistas que rodaram com os veículos em condições reais de operação, além das análises realizadas no campo de provas da Ford em Tatuí (SP).