logo

none

Ford anuncia produção do Sigma 1.6 em Taubaté

A Ford iniciará a produção do novo motor Sigma 1.6 no início de 2010 na fábrica de Taubaté, SP, que recebeu R$ 600 milhões para reestruturação na área de fundição de alumínio e montagem de componentes.
Author image

cria

01 dez 2009

1 minutos de leitura

G_noticia_5241.gif

A revelação foi feita na segunda-feira, 30, em São Paulo, diante de um grupo de jornalistas, durante workshop dedicado à tecnologia de motores promovido pela montadora no Museu da Lingua Portuguesa.

As características do Sigma brasileiro foram explicadas pelo engenheiro-chefe de motores da Ford, Enio Gomes. “É um produto totalmente novo, embora originário de uma geração anterior” – assegurou o executivo.

Enio garantiu também que o propulsor de apenas 79 kg é resultado de um processo moderno de manufatura, com injeção de alumínio sob pressão. Os dutos de admissão são de plástico de engenharia. Com duplo comando de válvulas (não variáel), potência de 115 cv (5.750 rpm) e torque de 16 kgfm (4.250 rpm) com álcool, o motor foi desenvolvido na versão flex com a participação de engenheiros brasileiros, que se empenharam também na redução de ruídos, asperezas e vibrações. Com gasolina a potência máxima é de 110 cv (6.250 rpm) e o torque de 15,4 kgfm (6.250 rpm).

O novo motor deve equipar a nova geraçãodo Focus, embora a empresa ainda não admita, e conviverá com o Zetec Rocam e o Duratec. Há também planos de exportação (já que o Sigma é uma das plataformas globais da Ford), também não revelados.