
O carro também é oferecido agora com propulsor o EcoBoost 1.5 a gasolina, combinado à nova transmissão automática de seis velocidades. Até então, as três variações do carro vendidas no mercado da região eram equipadas apenas com o propulsor 1.0 da mesma família, que tem nível de emissões de gases do efeito estufa de 99 gramas de CO2 por quilômetro.
Segundo a Ford, o baixo índice garante ao modelo o título de primeiro automóvel familiar vendido no continente sem tecnologia híbrida de propulsão a oferecer nível de emissões inferior a 100 g/km de CO2. Pela primeira vez o Focus terá também opção equipada com motor 1.5 TDCi, com caixa manual de seis marchas.
O Focus ganhou ainda uma série de novas tecnologias. Entre elas está o sistema de conectividade Sync 2, que será inaugurado na Europa com o carro. A tecnologia inclui agora uma tela sensível ao toque de alta resolução, além do sistema por controle de voz do sistema de áudio, navegação, temperatura e telefone celular.
Outra tecnologia incorporada no modelo é o conjunto de sensores que permite o estacionamento autônomo do carro, deixando as mãos do motorista livres. Há ainda o alerta de colisões City Stop, que detecta objetos à frente do carro e aciona o freio automaticamente se o automóvel se aproximar com muita velocidade.