logo

ecosport

Ford atinge 3 milhões de motores Zetec Rocam

A Ford comemorou a produção de 3 milhões de motores Zetec Rocam, que equipam os modelos Ka, Fiesta e Courier. O propulsor é feito na fábrica de Taubaté (SP). Estreou no Ford Ka com grande alvoroço no ano 2000, porque na época produzia 65 cv na versão 1.0, quando os principais concorrentes situavam-se abaixo dos 60 cv. A versão 1.6 fornecia 95 cv. O combustível para ambos era a gasolina.
Author image

cria

05 out 2012

1 minutos de leitura

G_noticia_15287.gif

Hoje flexível, o Zetec Rocam produz até 73 cv na versão 1.0 e até 106 cv na 1.6 utilizando etanol. Atualmente, saem da linha de montagem de Taubaté cerca de 1,1 mil desses motores por dia. É um projeto relativamente simples, com quatro cilindros em linha e cabeçote de oito válvulas. O bloco é de ferro fundido. O nome Rocam vem da expressão Roller Finger Camshaft, que indica a presença de roletes nos componentes que entram em contato com a árvore de comando para acionar as válvulas.

Esses roletes propiciam não só redução de atrito, mas a utilização de um comando de válvulas mais favorável ao enchimento dos cilindros mesmo a partir de rotações mais baixas.

A versão 1.6 do Zetec Rocam deixou de equipar a nova geração do Ecosport, sendo substituída pelo Ford Sigma, que produz até 115 cv.