
Ford, BMW e Honda juntaram forças para criar uma nova empresa que pretende ajudar os donos de carros elétricos a enviar energia de volta à rede elétrica e ainda economizar dinheiro.
A ChargeScape dará origem a uma plataforma classificada pelas empresas como “simples e acessível para conectar ferramentas para o setor de eletrificação, montadoras e clientes de carros elétricos”.
VEJA MAIS:– Elétricos puxam as vendas da BMW no primeiro semestre– Mesmo com perdas na China, lucro da Honda cresceu 77% no segundo trimestre
A ideia é que os proprietários destes veículos obtenham ganhos financeiros com um conjunto de serviços controlados de carregamento e compartilhamento de energia. Serviços então impossíveis de serem oferecidos por meio de veículos tradicionais movidos a combustão.
As três fabricantes terão participações igualitárias na nova companhia, que deve iniciar suas operações em 2024.
Ideia é alimentar carros e até casa
A nova empresa aproveita a tecnologia de carregamento bidirecional, na qual os carros elétricos podem enviar energia de volta à rede elétrica conforme estão sendo carregados.
Com isso, as baterias de íon-lítio são consideradas como células de armazenamento para alimentar outros dispositivos, uma casa inteira ou até enviar energia de volta para a rede.
– Faça sua inscrição no #ABX23, mais influente encontro do ecossistema automotivo e da mobilidade
De quebra, essa “reserva” de energia também poderá ser aproveitada pelos próprios donos de carros elétricos. Inclusive em horários de pico, nos quais a disponibilidade de eletricidade costuma ser mais escassa – e cara.
