
O executivo foi escolhido para a palestra de encerramento, na qual pretende mostrar que a inovação tem sido uma ferramenta importante na evolução dos negócios globais da companhia. No Brasil, em especial, a Ford vive um de seus melhores momentos, recuperando participação no mercado depois de investir na fábrica de Camaçari e na linha de produtos.
A empresa ganhou pontos nos Estados Unidos antes da crise global, quando reconheceu que seus veículos não tinham um design vencedor, capaz de entusiasmar os admiradores da marca. Como resultado, a empresa passou a projetar alguns dos carros mais bonitos do mercado.
Durante o tsunami, a Ford tomou um caminho diferente de suas rivais, buscando soluções próprias e afastando um programa de recuperação com a ajuda do governo.
“Garantir uma atmosfera de criatividade e inovação é fundamental para manter a vantagem competitiva, superar momentos de crise e possibilitar o fortalecimento dos negócios”, diz Oliveira. Ele entende que a inovação se transformou em ferramenta de sustentabilidade econômica e deve ser valorizada nas dimensões da tecnologia, produto e processos.
Oliveira, que prepara o lançamento de novos produtos e a introdução da família de motores Sigma no país, deve mostrar no simpósio Tendências e Inovação alguns dos próximos passos da companhia na região.
Ele sabe que, apesar das vendas domésticas estarem em alta, é preciso ganhar competitividade para avançar nas exportações e enfrentar a onda de importações – fatores que comprometem o crescimento da produção e do emprego.
Além de Marcos de Oliveira, outros executivos influentes vão contar no simpósio como se preparam para inovar e sobreviver no ambiente altamente competitivo da indústria automobilística, que passa por transformações radicais.
A programação do simpósio está em www.saebrasil.org.br. Informações na SAE BRASIL pelo telefone 11 3287-2033, ramal 106.