
A Ford iniciou a produção do novo EcoSport na Rússia. O carro é montado pela joint venture Ford Sollers na fábrica de Naberezhenye Chelny, na região do Tartaristão. A cerimônia com o primeiro carro saído da linha teve a presença de Steven Armstrong, atual presidente da Ford Europa, que também já comandou a divisão brasileira da montadora.
Além do Brasil e agora da Rússia, o novo EcoSport é produzido na Índia (Chenai), China (Chongqing), Vietnã (Hai Duong), Romênia (Craiova) e distribuído em 150 países.
O carro russo recebeu a frente e interior redesenhados e também os novos motores 1.5 Ti-VCT de três cilindros e 2.0 de quatro cilindros com injeção direta. Pela primeira vez na Rússia o EcoSport tem a opção de tração nas quatro rodas e câmbio automático de seis velocidades.
Segundo a Ford, o segmento de SUVs também tem registrado crescimento na Rússia e já responde por cerca de um terço do mercado total de veículos. A tendência é liderada pelos utilitários esportivos compactos com o EcoSport.
A Ford Sollers produz sete modelos na Rússia. O Focus e o Mondeo (equivalente ao Fusion vendido no Brasil) são fabricados em Vsevolozhsk, perto de São Petersburgo. O Explorer, o Kuga e as vans Transit são montados na fábrica de Elabuga. O EcoSport e também o Fiesta são feitos na unidade do Tartaristão.
A Ford Sollers conta também com uma fábrica de motores em Elabuga e centros de pesquisa e desenvolvimento para a adaptação e homologação dos veículos às condições locais.