
A Ford contratou Peter Stern, ex-vice-presidente de serviços da Apple Inc. e responsável por lançar serviços como a Apple TV+, para administrar uma divisão de serviços sob demanda.
A fabricante está de olho no crescimento deste segmento e prevê que a receita com a oferta de serviços nos carros deve crescer aproximadamente 1.000% nos próximos anos.
LEIA MAIS:– Para Ford, EUA não conseguem competir com produção de carros elétricos– Em meio a desafios de custos, Ford projeta lucro de até US$ 11 bilhões
“Adoro criar novos negócios de serviço e esta é a chance ideal de fazer isso. A indústria automotiva está passando por uma transformação sem precedentes, migrando dos motores a combustão para elétricos e da condução humana para autônoma”, comentou Stern.
Your browser doesn’t support this video format.
Até o momento, uma das missões de Stern é cuidar do crescimento do BlueCruise, recurso de condução semi autônoma que permite ao condutor tirar as mãos do volante enquanto o sistema assume o controle do veículo. A tecnologia é oferecida como opcional aos clientes das marcas Ford e Lincoln, e pode ser adicionada inclusive após a compra do carro.
Expectativa é de gerar receitas enormes
O CEO da Ford, Jim Farley, pretende aproveitar o aumento pela procura de softwares que oferecem serviços a bordo. Até agora, a fabricante já tem meio milhão de assinantes, a maioria deles nas frotas comerciais.
“Nós estamos com receitas na casa de centenas de milhões de dólares e margens muito saudáveis no momento. Nossa expectativa é aumentar (a margem) em dez vezes nos próximos anos com base no crescimento que estamos vendo”, afirmou o executivo.
Farley afirma que comercializar serviços, como softwares que controla a velocidade do veículo, pode gerar margens brutas acima de 50%. Essa porcentagem representa um crescimento significativo frente à antiga margem de 8,3% sem descontos de juros e impostos obtida pela Ford no primeiro semestre do ano.
– Faça a sua inscrição no #ABX23 – Automotive Business Experience
Com o lançamento de uma nova arquitetura modular para seus modelos em 2025 e 2026, a Ford poderá oferecer mais serviços sob demanda, sobretudo na área de segurança.
“Isso representará a receita de crescimento mais rápido para a Ford. E ao contrário do que acontece esporadicamente com nosso negócio de veículos, estamos falando de margens enormes”, concluiu.
