
Para concorrer, os aplicativos deverão ser acessados por computador de bordo dos veículos por meio da plataforma aberta OpenXC. Por meio dela, já é possível obter mais de 20 tipos de dados do veículo, incluindo desde as coordenadas do GPS à informação se o limpador de para-brisa e os faróis estão ligados.
O primeiro desafio do “Traffic Tamer App Challenge” foi lançado em Londres, no ano passado, e seu resultado será anunciado no dia 18 de maio. Outros serão realizados em mais cinco cidades, na Ásia, África, América do Norte, América do Sul e novamente na Europa, a serem divulgadas posteriormente.
“Na Ford, estamos convencidos que o futuro sucesso do transporte pessoal depende de redes integradas que aproveitem totalmente a conectividade móvel e o compartilhamento de dados”, diz Paul Mascarenas, diretor técnico e vice-presidente de pesquisa e inovação da Ford. “Com a plataforma de pesquisa OpenXC demos o primeiro passo para tornar acessíveis essas valiosas informações de bordo. Com o Traffic Tamer App Challenge, estamos chegando às melhores cabeças fora da Ford para nos ajudar a tornar a direção do futuro mais inteligente, verde, segura e menos congestionada.”
No futuro, além de aplicativos para smartphones e dispositivos móveis, a Ford diz que também poderão ser lançados desafios para a criação de soluções de hardware, como a manopla de câmbio desenvolvida pela Ford que indica o momento ideal de troca de marcha por vibração.