
A Ford Caminhões criou um grupo de profissionais formado por técnicos e engenheiros a fim de agilizar o conserto dos veículos parados na rede de distribuição. A equipe, que fica sediada na fábrica em São Bernardo do Campo (SP), monitora todas as oficinas da rede em tempo real e atua quando há casos em que o serviço solicitado pode não ser concluído dentro do prazo previsto. Eles socorrem no que for necessário, desde o diagnóstico e disponibilidade de peças até a autorização e execução dos serviços.
O programa, iniciado em outubro do ano passado, está agora em pleno funcionamento e como resultado, o número de caminhões parados nos distribuidores fora do tempo programado caiu 80%.
“O novo time está totalmente integrado ao nosso conceito de que caminhão não pode ficar parado”, afirma o gerente de serviço ao cliente da Ford Caminhões, Wilson Vasconcellos. “Hoje, conseguimos saber instantaneamente se há algum caminhão parado aguardando manutenção na nossa rede em todo o Brasil; qual é o veículo, o seu problema e há quanto tempo; e atuamos para ele voltar a rodar o mais rápido possível”, completa o executivo.
De acordo com Vasconcellos, o preço de compra de um caminhão representa apenas 12% do seu custo total de operação, considerando uma vida útil de cinco a oito anos; o restante é manutenção. “Estamos focando nosso trabalho para entregar o que o cliente quer e precisa, ou seja, um serviço rápido, com alta qualidade e preço justo. Além da criação da nova estrutura, investimos em treinamento e realinhamos o preço de centenas de peças, o que aumenta a nossa competitividade diante de todas as opções disponíveis no mercado.”