logo

combustível

Ford cria parceria com Dow Automotive Systems

Redação AB
Author image

cria

12 abr 2012

2 minutos de leitura

A Ford anunciou uma parceria com a Dow Automotive Systems, unidade de negócio da Dow Chemical, para pesquisa e aplicação de compostos de fibra de carbono em veículos de alto volume. A montadora está em fase de pesquisa de novos materiais, processos de design e técnicas de produção para melhorar os padrões de segurança e qualidade e redução de peso dos seus veículos para aumentar a economia de combustível. Sua meta é eliminar cerca de 340 kg dos veículos até o fim da década.

“Há dois caminhos para reduzir o consumo de energia em veículos: aumentando a eficiência da conversão do combustível em movimento e reduzindo a quantidade de trabalho que o motor tem de realizar”, explica Paulo Mascarenas, vice-presidente e chefe técnico de Pesquisa e Inovação da Ford. “A Ford está enfrentando o desafio da conversão reduzindo o tamanho dos motores com a tecnologia EcoBoost e a eletrificação. Já para diminuir a carga de trabalho, o caminho é a redução da massa e o aprimoramento aerodinâmico.”

“A redução do peso dos veículos, com foco no design inteligente e nos materiais, tem sido uma prioridade para a Dow Automotive Systems”, diz Florian Schattenmann, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Dow Chemical Systems. “A parceria com a Ford em compostos de fibra de carbono é um passo lógico dentro desse processo para ampliar o uso de polímeros leves de alta resistência e tecnologia de solda estrutural”, conclui.

Para o executivo, o acordo também beneficiará o trabalho que a Dow Chemical já desenvolve em parceria com o fabricante de fibra de carbono AKSA, da Turquia, e o Laboratório Nacional Oak Ridge do Departamento de Energia dos Estados Unidos. A expectativa é de que os componentes de fibra de carbono comecem a ser utilizados nos veículos da Ford no fim desta década, contribuindo para elevar os níveis de eficiência a mais de 21 km/l.