A Ford abriu seu centro de educação ambiental, na fábrica de Camaçari (BA), para visitas de estudantes de escolas públicas da região. O objetivo é promover aulas de cidadania e meio ambiente, em parceria com a secretaria de educação do município. A primeira escola a participar do programa levou 32 alunos do sexto ano do ensino fundamental. As visitas são realizadas às sextas-feiras e divididas em teoria e prática.
Os estudantes aprendem a construir uma horta, cultivar alimentos orgânicos e ervas medicinais, produzir mudas, fazer compostagem de resíduos orgânicos, aproveitar água da chuva e construir brinquedos. Os professores recebem uma cartilha de orientação de práticas sustentáveis nas escolas e os alunos ganham um broche “Sou um amigo da natureza”. Dez pessoas trabalham na área, que tem parte da mobília e horta feitas com garrafas PET.
“É um projeto diferente do que já fizemos no município desde que chegamos aqui. A proposta é que as crianças entendam o que foi ensinado e possam ser multiplicadoras na escola, na família e na comunidade”, diz a coordenadora ambiental da fábrica, Cristiane Silva. O centro de educação ambiental tem 18 mil metros quadrados e já produziu mais de 185 mil mudas de espécies Mata Atlântica.