logo

batimento cardíaco

Ford desenvolve banco de carro com monitoramento cardíaco

<style type=”text/css”>
.texto {
font-family: Verdana, Geneva, sans-serif;
font-size: 10px;
color: #666;
}
.texto {
text-align: left;
}
</style>
Author image

cria

01 jul 2011

2 minutos de leitura

G_noticia_10889.gif
NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede
Social

Redação AB

A Ford trabalha no desenvolvimento de um banco de carro capaz de monitorar os batimentos cardíacos do motorista. Entre as possibilidades do sistema está o auxílio a pessoas doentes, idosas e até a emissão de alertas de ataque cardíaco em tempo real ou a ligação remota com centros médicos.

Desenvolvida pelo Centro Europeu de Pesquisa e Inovação da montadora, em Aachen, na Alemanha, a tecnologia usa seis sensores especiais embutidos no encosto do banco para detectar os impulsos elétricos do coração. A Ford aponta que o monitoramento, além de auxiliar motoristas que já estão em risco, pode ser útil também para detectar distúrbios que ainda não foram diagnosticados.

Otimista com a novidade, a empresa afirma que o sistema realizou medições com alta precisão em 98% do tempo mesmo na etapa inicial de testes. A companhia está realizando ajustes para que não haja interferência independentemente do tecido da roupa que o motorista estiver usando. Durante o desenvolvimento, o monitoramento foi afetado pelo uso de alguns tecidos sintéticos e pela lã mas mostrou bons resultados mesmo com dez camadas de algodão.

Na área da saúde, a Ford trabalha também no desenvolvimento do sistema de conectividade Sync para agregar um novo dispositivo embarcado com controle de voz. As aplicações iriam desde a medição da taxa de glicose de diabéticos até alertas de alergia com base em bancos de dados na web.