
A Ford divulgou a primeira imagem daquele que será seu primeiro SUV elétrico. Com visual inspirado no Mustang, o modelo terá autonomia na faixa de 480 km por carga e faz parte do lote de dezesseis novos modelos eletrificados que a fabricante planeja lançar até 2020 com investimento estimado de US$ 11 bilhões, perfazendo um total de 40 carros híbridos e elétricos no portfólio.
O SUV elétrico está nas mãos da equipe Team Edison, divisão criada este ano pela fabricante para se dedicar exclusivamente a veículos elétricos, com Darren Palmer à frente, ele que entre outros projetos, liderou o desenvolvimento da nova geração do Mustang.
“Quem não conhece carros elétricos pode pensar que escolheram o cara errado para liderar o Ford Team Edison, já que sou um entusiasta do Mustang”, diz Palmer. “Mas, como eu e meu time descobrimos rapidamente, a nova geração de carros elétricos é igualmente empolgante – só que diferente. E diferente pode ser bom, muito bom.”
Segundo o executivo, cada mercado apresenta desafios únicos à expansão do segmento de carros elétricos, que avança de forma exponencial. A equipe que desenvolve os modelos fica baseada na antiga fábrica no bairro de Corktown, em Detroit. Ela foi totalmente reformada e tem espaços abertos que permitem maior colaboração simultânea entre as equipes.
Fazem parte da equipe profissionais da área de marketing, engenharia e finanças, que trabalham juntas desde o início dos projetos, estimulando pontos de vista diferentes. Outra grande mudança é o foco no consumidor em todo o processo.
“A grande mudança, porém, está na mentalidade e na liberdade que temos de trabalhar de um modo completamente diferente”, explica Palmer. “Não existe uma grande base histórica de dados sobre veículos elétricos para se consultar e tentar prever o que virá no futuro. O mundo está mudando radicalmente e mais do que nunca temos de escutar para realmente entender nossos consumidores e como eles estão evoluindo”, conclui.