Apesar de o levantamento ser feito com companhias de diversos segmentos, o setor automotivo liderou a lista das mais verdes. Depois de Ford e Toyota aparecem Honda e Nissan. O relatório aponta ter buscado o poder da participação e ação coletiva nas organizações. A missão, na avaliação da Interbrand, foi cumprida com louvor pela primeira colocada.
“A Ford é tudo que o negócio do futuro deve ser: eficiente, visionário, flexível, especializado na solução de problemas, cooperativo e focado em criar valor compartilhado”, aponta o estudo. A montadora se destacou por mostrar o conceito C-MAX movido a energia solar. “Com o veículo, fruto de parcerias com uma série de setores, a Ford nos mostra o que é possível”, destaca o relatório.
O estudo destaca a importância de a Ford firmar alianças em diversas áreas, principalmente para entender e buscar soluções para o desafio das mudanças climáticas. Entre os exemplos estão o programa que trabalha em energia sustentável para a área de transportes da Universidade da Califórnia e parcerias com o governo dos Estados Unidos no desenvolvimento de tecnologias de propulsão alternativa.
OUTROS DESTAQUES
Apesar de ter perdido a primeira colocação, a Toyota continua em destaque entre as marcas verdes. O estudo lembra da boa reputação da companhia como líder na produção de carros híbridos. Além disso a empresa está envolvida em ações de proteção ambiental. Um dos projetos destacados no relatório da Interbrand acontece no Brasil, onde a fabricante de veículos tem parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade e com o governo brasileiro para proteger espécies animais e vegetais em áreas de preservação ambiental.
A Honda, que ficou na terceira posição, também tem alianças importantes. Uma delas é com a prefeitura de Saitama, no Japão, para testar veículos ultraleves como alternativa para o sistema de transporte de massa tradicional. A companhia atua ainda com metas importantes de desenvolvimento de fontes de energia sustentável para a mobilidade.
Já quarta colocada, a Nissan, ganhou prestígio ao colaborar com outras empresas na construção de infraestrutura para a recarga de veículos elétricos nos Estados Unidos. A montadora colabora ainda para que o governo dos Estados Unidos alcance seus próprios objetivos de sustentabilidade.
Veja aqui o ranking completo da Best Global Green Brands.