logo

Ford enfrenta justiça por causa do PowerShift

Câmbio PowerShift também gerou queixas no Brasil
Author image

Redação AB

01 jun 2017

1 minutos de leitura

Imagem de Destaque

Quase 7 mil proprietários de Fiesta e Focus estão processando a Ford nos Estados Unidos em razão de problemas com o câmbio automático de dupla embreagem PowerShift. Os consumidores alegam que os Focus modelos 2012 a 2016 Focus e Fiesta 2011 a 2016 Fiesta foram equipados com transmissões com defeito e propensas a falhas como vibração, patinagem e hesitação nas trocas de marchas, bem como desgaste interno prematuro.
As informações foram divulgadas pelo site Automotive News. Relatos semelhantes no Brasil, além de barulhos, perda de força e consumo elevado levaram o Procon a instaurar uma investigação no fim de 2015 (veja aqui).
Na época, em razão de elevado número de reclamações, a Ford estendeu a garantia das transmissões de três para cinco anos ou 160 mil quilômetros para parte dos Fiesta e Focus vendidos no Brasil. Também como consequência dos problemas, o novo EcoSport a ser lançado nas próximas semanas trocará o câmbio Powershift por uma transmissão automática convencional, com conversor de torque em vez de dupla embreagem.
Nos Estados Unidos a Ford emitiu boletim técnico a revendedores já no início de 2011 alertando que os Fiesta equipados com a caixa PowerShift poderiam sofrer perda de força, hesitação, aumento ou falta de resposta ao acelerador.
Ainda de acordo com Automotive News, a montadora emitiu de lá para cá mais de 20 boletins de serviços técnicos relacionados aos modelos afetados, mas não teria conseguido encontrar um reparo consistentemente confiável.
Em medida semelhante à adotada no Brasil, a Ford ampliou nos EUA em 2014 a garantia do conjunto motor-câmbio dos carros envolvidos de cinco anos ou 60 mil milhas (equivalentes a 95,6 mil quilômetros) para sete anos ou 100 mil milhas (161 mil km).