
Desenvolvido exclusivamente pela engenharia da Ford para aplicação na coleta de resíduos, o caminhão Cargo 1723 Kolector tem peso bruto total de 16.800 quilos e sai de fábrica preparado para receber o implemento. Oferece duas distâncias entre-eixos, de 4.340 mm e 4.800 mm, o que permite a instalação de diversas opções de compactadores disponíveis no mercado.
“A operação de coleta e limpeza urbana é uma das mais exigentes em termos de resistência e desempenho dos veículos. A durabilidade e custo de manutenção do caminhão impactam diretamente a rentabilidade do negócio e o Cargo Kolector se destaca porque foi especialmente preparado para esse tipo de operação”, diz Osmar Hirashiki, gerente nacional de vendas corporativas da Ford Caminhões.
Equipado com motor Cummins 6.7 de 230 cv de potência, o caminhão vem com transmissão Eaton de seis velocidades, além de trazer câmeras de freio tipos pistão com lonas reforçadas, manete de freio no painel para auxílio na partida em rampas, controle manual de aceleração e bancos revestidos em vinil. O veículo conta ainda com chassi reforçado, eixo traseiro de simples redução, tomada de força traseira, suspensão com feixe de molas mais alto e reforçado, escapamento vertical, para-choque estreito e protetor do radiador.
“Escolhemos o Cargo Kolector porque, além de atender as necessidades da operação de coleta de resíduos sólidos, proporciona uma excelente relação custo-benefício”, destacou Geraldo Talarico Filho, superintendente de manutenção e equipamentos da EcoUrbis.