
Para atender o aumento da demanda, a marca lança diversos veículos na 19ª Fenatran, Salão Internacional do Transporte, que ocorre de 28 de outubro a 1º de novembro no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo, e que recebeu a imprensa especializada no domingo, 27.
Segundo Guy Rodriguez, diretor de operações de caminhões da Ford América do Sul, com os novos modelos de leves e extrapesados apresentados, a marca passa a oferecer no Brasil uma gama de 19 veículos.
LINHA CARGO
Pela primeira vez a marca comercializa a família completa da linha Cargo, formada por oito modelos com aplicações diferentes.
O novo Cargo 1119, líder da marca no segmento de leves, teve capacidade de carga e potência aumentadas para aplicações urbanas e rodoviárias de curta distância. É equipado com motor Cummins de 189 cavalos e câmbio de cinco marchas. Entre outras aplicações, é indicado para uso com baú isotérmico, baú frigorífico, carga seca, guincho plataforma e transporte de bebidas. Dispõe também de versão VUC. Outro leve, o Cargo 816 recebeu nova cabine, em linha com os demais modelos da nova família de caminhões da marca.
Os extrapesados Cargo 2842 e Cargo 2042, recém-lançados, também são destaques na feira. O Cargo 2842 6×2 tem capacidade de 56 toneladas, e o Cargo 2042 4×2, de 49 toneladas. Ambos, desenvolvidos para aplicações severas, são equipados com motor FPT de 420 cavalos, transmissão automatizada ZF de 12 marchas e controle automático de tração.
A linha Ford Cargo 2014 na Fenatran se completa com os novos modelos para as chamadas aplicações vocacionais: o Cargo 1719 para o transporte de bebidas, o Cargo 1723 coletor e compactador de resíduos, o Cargo 2629 betoneira e o Cargo 2429 com caixa de nove marchas.
Todos os modelos de caminhões, independentemente da motorização, estão aptos a rodar com Diesel B20, novo combustível brasileiro com a adição de 20% de biodiesel.
SÉRIE F E TRANSIT
A Ford promete vender também a partir de 2014 em suas 140 concessionárias a Série F com novos motores Euro 5. A gama saiu de linha em 2012 e volta a ser feita em São Bernardo do Campo (SP) a partir do primeiro semestre do ano que vem. Inicialmente serão produzidos o caminhão semileve F-350 e o leve F-4000.
Rogelio Golfarb diz que essa é a série de veículos comerciais mais vendida do mundo e uma das mais tradicionais do Brasil, motivos que levaram a fabricante colocá-la em linha novamente.
A nova geração global da Transit também foi revelada na Fenatran. É a sua primeira aparição na América do Sul. O futuro modelo, na versão furgão, está sendo mostrado ao redor do mundo. Totamente renovada no design, motorização e equipamentos, a van será vendida a partir de 2014 no Brasil, nos Estados Unidos e países da Europa, Ásia e África. Mais detalhes da Transit serão divulgados no ano que vem.
Assista à entrevista exclusiva com Guy Rodriguez, diretor de operações de caminhões da Ford América do Sul