
Algumas reclamações relatam perda acentuada de potência em estrada, em regra durante ultrapassagens. A NHTSA afirma que a fabricante do automóvel emitiu três boletins de serviço relacionados a essas falhas em tempo úmido para modelos F-150 feitos em 2011 e 2012. Embora esse material oriente a lidar com problema, a Ford não emitiu o recall, necessário sempre que exista risco à segurança.
Um terço dos relatos que chegaram à NHTSA ocorreu em dias de tempo úmido ou chuvoso. Muitas queixas alegam questões de segurança associadas a ultrapassagens, embora nenhum acidente esteja relacionado ao fato. A questão virou um tema quente em sites especializados.
Em uma queixa apresentada à NHTSA na quinta-feira, 23 de maio, um proprietário relatou que, durante uma tentativa de ultrapassagem sobre um veículo lento, o motor de sua F-150 trepidou e perdeu potência. “Isso já aconteceu várias vezes”, disse o dono da picape. “O concessionário tem sido incapaz de resolver problema.”
Em comunidado, a porta-voz da montadora nos Estados Unidos, Kelli Felker, afirmou: “Vamos cooperar com a NHTSA na investigação, como sempre fizemos.”