
Depois de muitos adiamentos e expectativa, a Ford oficializa a chegada da F-150 ao mercado brasileiro. A picape entra em pré-venda na segunda quinzena de fevereiro, mas os preços ainda não foram revelados. Será importada em duas versões de acabamento: Lariat e Platinum.
Ambas contam com o conhecido motor Coyote V8 5.0, do Mustang, mas com calibragem especial para a picape. São 406 cv e 56,7 kgfm de torque, pouco menos do que os 483 cv do Mustang Mach I, que tem os mesmos 56,7 kgfm de torque máximo. Do cupê esportivo também vem a transmissão automática de 10 marchas.
– #ABX23: Garanta desconto especial para o maior encontro do setor automotivo
Ford F-150 é grandona para brigar com a Ram
Assim como sua arquirrival Ram 1500, a F-150 é dona de dimensões generosas. São 5,88 metros de comprimento, 2,09 metros de altura e 1,96 metro de largura. A distância entre eixos é de nada menos do que 3,67 metros, enquanto a altura livre em relação ao solo é de 23,8 cm.
A caçamba oferece 1.370 litros de capacidade volumétrica e suporta até 681 kg na versão Platinum e 728 kg, na Lariat. A parte interna da tampa possui réguas e uma prática escada dobrável para facilitar o acesso ao compartimento.
Há também uma tomada de 110 volts, iluminação de LED e nichos com trava para colocar pequenos objetos. O piso da caçamba é revestido com um protetor do tipo spray-in, que promete proteção contra danos, como riscos.
Motor de Mustang

As duas versões vendidas no Brasil trazem o motor Coyote 5.0 V8 que também equipa o Mustang. A diferença está na realização de um ajuste específico para a picape, que é menos potente (são 405 cv contra 486 cv do muscle car), mas tem os mesmos 56,7 kgfm de torque máximo.
O câmbio automático de 10 marchas também é compartilhado com o esportivo. A picape tem oito modos de condução, com ajustes para trafegar em neve/areia, lama e pedras.
A Ford diz que a F-150 vai de 0 a 100 km/h em 7,1 segundos. O tanque tem capacidade para 136 litros e a marca promete autonomia de 1.000 km, sendo que as médias de consumo são de 6,3 km/l na cidade e 8,6 km/l na estrada. Vale lembrar que, assim como a Ram 1500, a F-150 roda apenas com gasolina.
Infinidade de equipamentos na Ford F-150

O pacote de itens de série da Ford F-150 é generoso nas duas versões. Há itens como oito airbags, alerta de colisão frontal, piloto automático adaptativo, central multimídia Sync 4 com tela tátil de 12″, frenagem autônoma de emergência, assistente de permanência em faixa com correção de trajetória, rodas de liga leve aro 20″ e painel digital com tela de 12″.
E tem mais: a picape traz bancos dianteiros com regulagens elétricas, estribos que se recolhem automaticamente (apenas na versão Platinum), regulagem de distância dos pedais, sistema de som Bang & Olufsen (com oito alto-falantes na versão Lariat e 18 na versão Platinum), teto solar panorâmico e tampa da caçamba com abertura e fechamento elétricos.
Além disso, a F-150 pode rebocar até 3.515 kg e conta com receptor de engate de trailer com preparação elétrica. O veículo oferece controle de freio e controle de oscilação do trailer, podendo, inclusive, identificar a presença de veículos e objetos nos pontos cegos.
Para quem gosta de equipar sua picape com acessórios, a Ford promete uma gama com mais de 15 itens. Entre eles estão capota marítima de lona, extensor de caçamba e até uma barraca montada dentro da caçamba.
Veículo mais vendido do mundo
Promessa antiga da Ford para o Brasil, a F-150 está em sua 14a geração. Trata-se do veículo mais vendido dos EUA há décadas e um dos mais comercializados do mundo.
Desde 1948, já contabiliza mais de 36 milhões de unidades. Nos Estados Unidos, a picapona já tem versão elétrica.
