logo

Ford Fusion 2019 terá novo pacote de tecnologias de assistência ao motorista

Modelo será apresentado no fim deste mês durante o Salão de Nova York
Author image

Redação AB

22 mar 2018

2 minutos de leitura

Imagem de Destaque

A Ford aproveitará o Salão de Nova York, entre 30 de março e 8 de abril, para apresentar a versão 2019 do Fusion, que será o primeiro da marca a ser equipado com o Co-Pilot360, novo pacote de tecnologias de assistência ao motorista, e que também será expandido para as demais linhas de produtos, incluindo picapes e SUVs. A nova versão do sedã estará disponível no mercado dos Estados Unidos na metade deste ano.
O conjunto reúne funções de assistência de frenagem autônoma com detecção de pedestre, monitoramento de ponto cego, sistema de permanência em faixa, câmera de ré e farol alto automáticos.

“Embora nossos carros hoje sejam mais seguros do que nunca, os motoristas dizem ainda se sentir estressados com potenciais acidentes”, argumenta o presidente de mercados globais da Ford, Jim Farley. “Esse é um dos motivos pelos quais estamos tornando essas tecnologias acessíveis a milhões de consumidores a cada ano”.

Todas as tecnologias ajudam o motorista a evitar acidentes: no caso da assistência autônoma de frenagem com detecção, ao detectar uma potencial colisão, o sistema emite uma luz e um som de alerta e, se a resposta do motorista não for suficiente, pode aplicar automaticamente os freios para minimizar o impacto. Um estudo do National Transportation Safety Board mostra que tecnologias como a assistência autônoma de frenagem podem ajudar a prevenir e minimizar colisões traseiras, reduzindo o custo de posse do veículo. A montadora pretende dispor o sistema como item de série em 92% de seus carros até 2020 na América do Norte.

O monitoramento de ponto cego ou Blis usa radar para identificar a entrada de veículos no ponto cego e alerta o motorista com uma luz no espelho retrovisor. Já o alerta de tráfego cruzado avisa se um veículo se aproximar ao sair de uma vaga de ré. Por sua vez, o sistema de permanência em faixa tem três funções: a primeira avisa o motorista que ele precisa corrigir a rota se detectar que o carro está invadindo as faixas na pista por meio de uma vibração no volante; o segundo aplica uma força na direção para o automóvel voltar ao centro da faixa e o terceiro é um sistema que monitora constantemente o padrão de direção com uma câmera frontal e gera alertas visuais e sonoros ao identificar nível baixo de atenção do motorista.

Segundo a Ford, os veículos comerciais também serão equipados com as tecnologias de assistência ao motorista: em 2020, modelos da Série E, F-650, F-750 e F59 terão assistência autônoma de frenagem e alerta de permanência em faixa, entre outras.