A montadora garante que o novo Fusion oferece o conjunto mais avançado de conectividade e sistemas de assistência ao motorista no segmento de sedãs de luxo. A versão híbrida plug-in é equipada de série com sistema de conectividade SYNC de última geração e com o aplicativo para smartphones MyFord Mobile.
“O SYNC nos ajudou a evoluir como fabricante de veículos, a pensar e agir mais como uma empresa de tecnologia, e trouxe um novo nível de abertura que mudou para sempre a nossa visão de negócios e o modo como respondemos aos nossos consumidores”, diz Paul Mascarenas, chefe técnico e vice-presidente de pesquisa e ínovação da Ford.
Disponível no Fusion e outros modelos da Ford, o SYNC permite ao motorista fazer chamadas e tocar músicas por comando de voz, conectando celulares, tablets e aparelhos digitais via Bluetooth ou USB. Nos Estados Unidos, o sistema possibilita o acesso a serviços como como informações de trânsito, navegação, diagnóstico remoto do veículo e atendimento de emergência, entre outros.
Todos os veículos plug-in da Ford (incluindo o Fusion Energi, C-MAX Energi e Focus Electric) contam com o aplicativo MyFord Mobile, para acesso remoto a dados do veículo usando o celular ou um computador conectado à internet. Ele permite obter informações como carga da bateria, autonomia estimada e quantidade de carga necessária para distâncias adicionais de viagem. É possível também programar o horário de recarga na rede elétrica, aproveitando as tarifas mais baratas (nos Estados Unidos, o preço da eletricidade varia com a hora do dia).
Outras funções do sistema incluem:
*Receber alertas se o veículo não for carregado no horário programado, se a recarga for interrompida devido a falta de energia, retirada da tomada ou outro motivo;
*Receber alertas quando o veículo atingir um nível de carga determinado ou suficiente para a autonomia desejada;
*Climatizar o veículo por comando remoto, usando a energia da rede elétrica para resfriar ou aquecer a cabine;
*Travar ou destravar o veículo por comando remoto;
*Usar o sistema de GPS embarcado para localizar o carro;
*Baixar dados de desempenho e sistemas do veículo;
*Obter dados de uso e desempenho do veículo que podem ser postados no Facebook ou Twitter;
*Fazer avaliações divertidas sobre o seu comportamento na direção, com classificações que vão de “zen” a “animado”;
*Receber informações personalizadas, de acordo com a chave utilizada no carro.