
O carro já é produzido na América do Norte desde dezembro de 2011. Para os europeus, estará disponível a partir de agosto. A Ford investiu € 16 milhões para integrar a produção do Focus Electric à linha atual do Focus na fábrica de Saarlouis, com flexibilidade para reagir à demanda do mercado e aumentar os volumes de produção.
Segundo a Ford, este é o primeiro veículo elétrico fabricado em uma linha de alto volume na Alemanha. Ele é equipado com um carregador de bordo totalmente integrado de 6,6 quilowatts, que oferece autonomia de cerca de 100 quilômetros com carga de duas ou três horas ou 150 km com carga de três a quatro horas em uma fonte de 32 ampères. O tempo de recarga pode variar com as condições climáticas e uso do veículo.
O Focus Electric traz um novo painel chamado SmartGauge, que calcula e informa a autonomia do veículo com a energia disponível, considerando o estilo de direção do motorista, dados de frenagem e aceleração e o uso de acessórios como ar-condicionado e sistema de som.