logo

ecosport

Ford investe em Taubaté

Redação AB
Author image

cria

18 abr 2012

2 minutos de leitura

G_noticia_13781.jpg

Como parte de sua atualização industrial para produzir modelos globais, a Ford vem investindo R$ 500 milhões na unidade de transmissões de Taubaté (SP). Segundo a montadora, a planta já produziu mais de 4 milhões de transmissões IB5, que equipam New Fiesta, EcoSport, Fiesta RoCam e Ka vendidos na América do Sul. A unidade também exporta para América do Norte e África do Sul. Com cerca de 150 máquinas computadorizadas, a fábrica de Taubaté é capaz de produzir 1,7 mil transmissões por dia.

Entre outros processos inovadores, a fábrica utiliza o torneamento a seco do eixo secundário, o que dispensa o uso de fluidos lubrificantes e evita seu descarte no fim do processo. Cada estação de corte é acompanhada por um trabalho contínuo de medição e controle de qualidade. Nos laboratórios da fábrica, essa checagem inclui a análise microscópica das especificações dos metais empregados em cada peça.

Depois de prontas, as engrenagens são montadas manualmente e, desse ponto em diante, o processo volta a ser dominado pelas máquinas. O fechamento da caixa de transmissão é feito por um robô, com a aplicação de junta líquida de silicone para garantir sua vedação contra vazamento de óleo. Luzes e câmeras especiais são usadas para conferir a distribuição homogênea do material em toda a peça.

Ainda segundo a Ford, no fim da linha cada transmissão é testada individualmente em uma cabine à prova de som. Suas engrenagens são movimentadas por um motor elétrico, enquanto um especialista realiza as trocas de marcha, verificando a precisão dos engates e a ausência de ruídos.
Assista ao vídeo abaixo com detalhes da produção de transmissões.