
Em comunicado divulgado na quinta-feira, 25, a montadora informa que detectou a possibilidade de que o cilindro de ignição que aciona o veículo pode apresentar torque abaixo da especificação. Com este problema e sob determinadas condições de rodagem, a chave poderá girar da posição ‘ligado’ para a posição ‘acessório’. Esta mudança pode causar o desligamento involuntário do motor, impedindo o correto funcionamento do sistema de freios, direção elétrica e dos airbags, com risco de acidentes fatais ou graves com possíveis danos físicos aos ocupantes do veículo e a terceiros.
Com tempo previsto de reparo em uma hora, a Ford recomenda contatar imediatamente a rede de concessionárias para agendamento do serviço pelo telefone 0800 703 3673.
MAIS RECALLS
Também na quinta-feira, 25, a Jaguar Land Rover distribuiu comunicado para informar sobre um recall de 84 unidades do modelo Range Rover Vogue, modelo 2013 fabricando entre março de 2012 a janeiro de 2013, para efetuar a substituição de um eletroventilador do sistema de arrefecimento do motor, responsável por esfriar o propulsor.
Em nota, a montadora informa que foi identificada a possibilidade de curto-circuito no motor elétrico do controle do eletroventilador do motor, com isso há risco de formação de cristais nos polos positivo e negativo dos cabos de alimentação do motor elétrico do eletroventilador em consequência da condensação da umidade na parte interna desta peça depois de estacionar o veículo após o seu uso em áreas alagadas. Tal processo poderá causar no decorrer do tempo um curto-circuito no sistema e, em casos extremos, risco de incêndio com possibilidade de danos físicos e materiais aos ocupantes e terceiros.
A Land Rover informa ainda que até o momento nenhum incêndio foi registrado no Brasil e que o atendimento tem início nesta data. Para mais informações e atendimento ao cliente, a empresa dispõe do telefone 0800 012 2733.
Por fim, a General Motors também convoca nesta semana 2.071 proprietários do modelo Chevrolet Omega, modelos 2008, 2009 e 2011, fabricados entre 12 de abril de 2007 a 11 de agosto de 2011, por meio de carta, informando a necessidade de troca da chave de ignição devido ao mesmo problema elétrico/eletrônico do componente detectado no Camaro, envolvido em um recall divulgado em julho (leia aqui).
Em caso de contato de maior intensidade entre o joelho do condutor e a chave conectada à ignição, há possibilidade de ocorrer o giro da chave no sentido anti-horário, o que pode causar o desligamento repentino do veículo. O risco é de acidentes e de lesões graves ao motorista, ocupantes e terceiros.
A GM recomenda aos proprietários que até a alteração do modelo da chave, deve-se reposicionar o banco do motorista, recuando-o, de modo a evitar a proximidade do joelho do condutor com a atual chave de ignição. O atendimento será gratuito e o tempo estimado do serviço será de 30 minutos. Mais informações ao cliente no telefone 0800-702-4200.
Só nesta semana, foram divulgados quatro recalls de veículos: a Fiat também convocou mais de 86,9 mil proprietários de seus modelos Bravo, Doblò, Idea e Punto por problemas no câmbio (leia aqui).