logo

alemanha

Ford mostra novo Edge em Colônia, Alemanha

A Ford mostrou em Colônia, Alemanha, a nova geração do utilitário esportivo Edge. Segundo a montadora, o modelo estará à venda em toda a Europa em 2015. O carro faz parte de um plano de expansão da Ford para a Europa que inclui dois outros modelos desse tipo, o novo Kuga (SUV médio) e o EcoSport (pequeno).
Author image

Redação AB

25 jun 2014

2 minutos de leitura

G_noticia_19881.gif

Apresentado na América do Norte em 2007, o Edge também é vendido, entre outros mercados, no Brasil, Rússia e China. Depois da América do Norte e Europa, o novo Edge será enviado para a América do Sul e Ásia-Pacífico. “A nova geração será mais espaçosa que SUVs grandes que custam muito mais”, afirma o vice-presidente de marketing, vendas e serviço da Ford Europa, Roelant de Waard.

Entre as tecnologias que estarão no carro há direção adaptativa, que varia continuamente a relação de direção de acordo com a velocidade do veículo. Isso melhora as respostas do volante em qualquer condição de uso. O carro tem também um dispositivo de anulação de ruído que capta sons no interior do carro por três microfones e gera, por intermédio dos alto-falantes, ondas sonora opostas.

Abertura de porta-malas sem uso das mãos, sistema multimídia Sync 2 com comando por voz, piloto automático adaptativo (capaz de manter a distância do carro à frente e atuar sobre os freios), sistema ativo de frenagem na cidade e cintos traseiros infláveis também estarão na nova linha Edge. Na Europa, o modelo terá duas opções 2.0 diesel, uma delas com 180 cv de potência e câmbio manual de seis marchas e outra de 210 cv com transmissão automática de seis velocidades, mais aletas para troca de marcha atrás do volante.

De acordo com dados da Ford, a participação dos utilitários esportivos na Europa saltou dos 10% em 2008 para 21% em 2013. As vendas do Kuga cresceram 38% nos quatro primeiros meses deste ano no confronto com igual período do ano passado. Recentemente, a fábrica de Valência, na Espanha, atingiu a marca de 500 mil unidades produzidas.

O EcoSport também mostra bom desempenho no Velho Continente, com 16 mil unidades encomendadas. “Os utilitários esportivos globais, tanto pequenos e médios como os grandes, estão impulsionando o crecimento da empresa nos principais mercados ao redor do mundo”, afirma o diretor de operações da Ford Europa, Barb Samardzich.