logo

china

Ford mostrará motor Ecoboost 1.5 no Salão de Xangai

A Ford lançará a versão 1.5 do motor Ecoboost junto com o novo Ford Mondeo (vendido aqui como Fusion) no final de abril, no Salão de Xangai, na China. O propulsor deverá equipar na sequência o Fusion na América do Norte e, mais tarde, o novo Mondeo na Europa.
Author image

Redação AB

12 abr 2013

2 minutos de leitura

G_noticia_16769.gif

A fabricação em série do motor 1.5 começa no final de abril na planta da Ford de Craiova, na Romênia. Outros locais de produção serão anunciados futuramente. Com ele, a capacidade de produção da família será ampliada para 1,6 milhão de unidades por ano. Até o final de 2013, a linha será produzida em seis fábricas na Europa, Ásia e América do Norte – o triplo do número existente em 2010.

Assim como os demais Ecoboost, o 1.5 tem bloco de alumínio, turbo, injeção direta de combustível, duplo comando de válvulas e saída de exaustão integrada ao bloco. Segundo a Ford, seus números de potência e torque deverão ser similares aos do atual EcoBoost 1.6, com maior economia de combustível, em torno de 20%, e menores emissões de CO2 – reduz em até 15%.

Como inovação, o 1.5 traz acionamento da correia da bomba de água controlado por computador, que reduz o tempo de aquecimento e contribui para aumentar a eficiência. Um radiador de água resfria o ar de alimentação do motor para proporcionar uma queima mais eficiente.

“O novo motor 1.5 amplia a nossa linha EcoBoost para oferecer uma direção mais econômica, tanto no consumo de combustível como com a redução dos impostos em alguns mercados”, declara Joe Bakaj, vice-presidente de engenharia de powertrain da Ford.

Mais de 600 mil veículos da Ford com motores EcoBoost já foram vendidos desde o lançamento do primeiro modelo da família, o 3.6 V6, em 2009. Posteriormente, em 2010, foi lançado o EcoBoost 2.0, o Ecoboost 1.6 em 2001 e, no ano passado, o EcoBoost 1.0. Até o final deste ano, cerca de 80% das linhas globais de veículos da Ford contarão com essa gama de propulsores.