logo

christof kellerwessel

Ford pesquisa motoristas que enviam mensagens de texto

<style type=”text/css”>
.texto {
font-family: Verdana, Geneva, sans-serif;
font-size: 10px;
color: #666;
}
.texto {
text-align: left;
}
</style>
Author image

cria

04 abr 2012

3 minutos de leitura

G_noticia_13633.jpg
NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede
Social

Redação AB

A Ford anunciou o resultado de um estudo com consumidores europeus para pesquisar o uso do celular na leitura e transmissão de mensagens de texto ao volante. O objetivo era avaliar a extensão desse hábito arriscado para avançar nas soluções oferecidas pelo sistema Ford Sync de conectividade com o celular no automóvel.

A pesquisa mostrou que, em média, 48% dos motoristas entrevistados na Alemanha, Espanha, França, Grã-Bretanha, Itália e Rússia admitiram checar seus textos ao volante. Esse índice foi de 61% na Itália, 55% na Rússia, 49% na França e Alemanha, 40% na Espanha e 33% na Grã-Bretanha. Ao todo, 5,5 mil motoristas foram entrevistados.

O levantamento da Ford faz parte da preparação para o lançamento do sistema Sync, capaz de transformar mensagens de texto em voz e que também permite ao motorista enviar uma resposta, selecionada dentro de uma lista de opções.

HÁBITO PERIGOSO

Mesmo sendo um gesto comum, quase todos os motoristas (95%) concordam que ler textos no trânsito é perigoso e afeta a segurança ao dirigir. Pelo menos metade deles acredita que sua capacidade de resposta é 50% mais lenta ao ler mensagens no celular.

“Os smartphones se tornaram rapidamente uma parte essencial na rotina de muitas pessoas”, diz Christof Kellerwessel, engenheiro-chefe de engenharia de sistemas elétricos e eletrônicos da Ford. “Mas, como as mensagens de texto podem distrair os motoristas, é óbvio o benefício de um sistema capaz de transformar em voz as mensagens de texto dos smartphones.”

Soluções Sync
O Ford Sync será lançado no segundo semestre na Europa, junto com o novo B-Max, e em seguida estendido para outros modelos da marca, como Focus e Kuga. Seu recurso de leitura de texto, desenvolvido pela Microsoft, acessa mensagens por comando de voz, usando a conexão Bluetooth de smartphones compatíveis. O Sync também permite ao motorista enviar um texto de resposta a partir de uma lista predeterminada e manter-se conectado sem desviar a atenção da pista. As respostas incluem frases como: “Eu te amo”, “Envie instruções” e “Te vejo em dez minutos”.

O recurso do Sync que transforma texto em voz será compatível com uma linha crescente de smartphones, beneficiando-se da adoção, pela Ford, do padrão Message Access Profile (MAP) para conexão Bluetooth entre dispositivos, já usado pelos principais fabricantes de aparelhos móveis.

A expectativa da Ford é de que, até 2015, 7,5 milhões de veículos tenham recebido o Sync. No Brasil ele é oferecido nos modelos Fusion, Edge e New Fiesta.