logo

ecosport

Ford produzirá EcoSport também na Rússia

Depois de anunciar a produção do EcoSport no Brasil, Índia e China, só faltava a letra “R” da sigla BRIC para a Ford completar o mapa de fabricação global de seu utilitário esportivo compacto nas maiores economias emergentes do mundo. Na terça-feira, 15, a fabricante confirmou que vai fazer o modelo em território russo a partir do início de 2014, na nova fábrica de Naberezhnye Chelny, a terceira construída em conjunto com sua empresa sócia no país, a Sollers. Também foi confirmada a produção local de outro SUV da marca, o Edge, que será montado na unidade da joint venture Ford Sollers em Elabuga – as duas plantas ficam na região do Tataristão, cerca de mil quilômetros a leste da capital Moscou.
Author image

Redação AB

15 out 2013

2 minutos de leitura

G_noticia_18203.jpg

“Este ano iniciamos a produção do Explorer na fábrica de Elabuga, a construção de uma nova fábrica de motores no Tataristão e anunciamos a criação de um centro de pesquisa e desenvolvimento em Moscou. O nosso objetivo é manter o ritmo de crescimento que a Ford Sollers tem apresentado desde a sua criação, há dois anos. O EcoSport e o Edge serão dois grandes produtos no mercado russo”, disse Vadim Shvetsov, presidente da Sollers.

A Ford aposta no crescimento das vendas de utilitários esportivos na Rússia, tanto que decidiu produzir todos os seus quatro modelos do gênero no país. Além do EcoSport e do Edge, a marca já faz com a Sollers o SUV médio Kuga e o grande Explorer. A Rússia será o quinto local de produção já confirmado do EcoSport no mundo, que além de todos os BRICs, também será montado na Tailândia. Espera-se para breve o anúncio de uma planta de produção na Europa, onde o modelo já pode ser encomendado em 13 países, mas será vendido oficialmente a partir do segundo trimestre de 2014.

Segundo a Ford, o EcoSport russo será muito similar ao brasileiro, produzido com motor 1.6 ou 2.0, opções de transmissão manual ou automatizada de dupla embreagem e tração 4×2 ou integral 4WD. Também controle eletrônico de estabilidade, assistência de partida em rampa, sistema SYNC de infoentretenimento com comandos de voz, chave com sensores para acesso inteligente e partida sem chave – o mesmo pacote oferecido no mercado brasileiro. Para os mercados europeus a motorização será diferente: 1.0 Ecoboost ou 1.5 a gasolina ou 1.5 diesel (leia aqui).