logo

ciclovias

Ford renovará sua sede mundial em Dearborn

A Ford inicia este mês um grande projeto de renovação da sua sede mundial em Dearborn, Michigan. As mudanças servirão para criar um ambiente não só mais moderno e sustentável, mas também mais apropriado ao surgimento de inovações.
Author image

Redação AB

19 abr 2016

2 minutos de leitura

X_noticia_23818.jpg

O campus servirá também como piloto para teste de soluções de mobilidade inteligentes como veículos autônomos, ônibus sob demanda e bicicletas elétricas para o transporte dos empregados.

As obras devem durar dez anos, abrangendo 700 mil metros quadrados. Os 30 mil funcionários que ocupam os 70 edifícios atuais serão remanejados em duas grandes áreas: de produto e corporativa, como mostra o vídeo abaixo.

O atual centro de pesquisa e engenharia, inaugurado em 1953, hoje com 12 mil empregados, vai abrigar o dobro de pessoas. Suas instalações terão conectividade sem fio até dez vezes mais rápida que a atual. Uma área verde central vai interligar os prédios com trilhas para caminhadas, ciclovias e passarelas cobertas.

A segunda área (ao redor da atual sede) terá nova instalação da Ford Credit, novos serviços para os colaboradores e espaços de recreação com campos de futebol e softball.
As áreas de trabalho colaborativas são uma característica básica no projeto de todo o complexo. Haverá mais luz natural e opções de locais para realizar tarefas específicas, como mesas para trabalhar sentado ou em pé e pelo menos uma sala de reunião para cada sete empregados, além de centros de ginástica e opções de refeições mais saudáveis.

As melhorias de eficiência ambiental vão incluir iluminação e ventilação naturais, além de novos sistemas de isolação e recuperação de calor, que vão reduzir em cerca de 50% o consumo de energia. Um sistema de captação e limpeza de água da chuva contribuirá para diminuir o uso de água potável.

As áreas verdes serão ampliadas com espécies nativas e receberão uma passarela na copa das árvores. A nova sede foi inspirada em empresas de tecnologia e campi universitários. Incorpora os sete conceitos do Well Building Standard, considerando como ar, água, alimento, luz, condicionamento físico, conforto, saúde mental e emocional impactam os empregados.