logo

chevrolet enjoy

Ford se sai melhor que GM em crash test na Índia

Na primeira bateria de crash test realizado na Índia neste 2017, o Global NCAP concedeu três estrelas para o Ford Aspire (nova geração do modelo Figo), na avaliação de proteção de adultos e duas estrelas para a proteção de crianças. Semelhante ao Ka vendido no Brasil e na Europa, o Aspire é oferecido no mercado indiano com airbag duplo na versão mais básica. Por sua vez, o Chevrolet Enjoy, minivan da General Motors, que passou pelo mesmo teste recebeu zero estrela, numa escala de zero a cinco, sendo cinco a melhor nota possível. O veículo da GM, que não possui airbags, ofereceu pouca segurança para ocupantes adultos. Já para proteção de ocupante criança no assento traseiro, o modelo levou duas estrelas. Por padrão, o Global NCAP avalia o modelo mais básico oferecido pelas marcas e os avalia a partir de um teste de colisão frontal a uma velocidade constante de 64 km/h.
Author image

Redação AB

06 mar 2017

3 minutos de leitura

G_noticia_25419.jpg

“O resultado de três estrelas da Ford mostra que os níveis básicos de segurança são possivelmente atingidos como padrão no mercado de veículos indiano. Também é encorajador ver o seu progresso em segurança na comparação com sua versão anterior, o Figo, testado em 2014”, declara o secretário-geral da Global NCAP, David Ward. “Por outro lado, estamos extremamente preocupados com o resultado do Chevrolet Enjoy. Não há nada a se aproveitar de uma pontuação zero de segurança. A GM deve estar envergonhada pelo nível inadequado de proteção dos carros que está vendendo para os consumidores indianos”.

O secretário lembrou que no relatório de sustentabilidade da GM de 2015, a presidente e CEO global Mary Barra havia assumido um compromisso de que a montadora seria líder em segurança dos veículos, além de afirmar que qualidade e segurança para a GM “são compromissos fundamentais nunca comprometidos”. “Infelizmente, a segurança do Chevrolet Enjoy está claramente comprometida e este carro zero estrela prova que as belas palavras de Mary Barra ainda não se traduziram em ação na Índia”.

Na Índia, as estatísticas oficias revelam que velocidade é o fator que mais causa a morte de pessoas em acidentes rodoviários. Em 2015, mais de 63% do total de 1,46 milhão de acidentes fatais ocorreram em rodovias federais e estaduais.

“Os fabricantes de veículos hoje devem adotar a filosofia global da abordagem de sistemas seguros, cujo processo reflete que, mesmo que ocorram falhas, os usuários não devem morrer ou ficar seriamente feridos. Isto é particularmente importante para o cenário indiano”, disse o presidente do Instituto de Educação no Tráfego na Índia, Rohit Baluja.

“Em 2014, no nosso primeiro ano de testes na Índia, o Ford Figo marcou zero estrelas, este ano, o quarto ano de testes, ele marcou três estrelas. Com isto, a Ford tem demonstrado que o progresso é possível e importante e que é este avanço que vai salvar vidas na Índia. Outros fabricantes também foram impulsionados pelo programa Safer Cars for India para melhorar a segurança dos consumidores indianos, embora infelizmente alguns, como a GM, ainda não intensificaram estas ações. Estou certo de que a Bharat NCAP continuará a estabelecer as normas de segurança necessárias de acordo com os princípios estabelecidos pelo Global NCAP, a fim de promover melhorias na segurança para o mercado de veículos da Índia”, conclui.

Veja abaixo os crash tests de Ford Aspire e Chevrolet Enjoy vendidos na Índia: