
Segundo Barb Samardzich, vice-presidente de desenvolvimento do produto da Ford Europa, a fabricante tem o segundo maior número de modelos híbridos no mundo. Pretende repetir na Europa o sucesso com modelos elétricos que tem conseguido nos Estados Unidos, onde vendeu 46 mil unidades de janeiro a junho deste ano, 400% a mais que em 2012.
“A Ford está utilizando a sua experiência global para produzir uma linha de veículos elétricos que dá amplo poder de escolha aos consumidores. Os clientes europeus dão muita importância ao meio ambiente e os veículos elétricos são vistos cada vez mais como um meio de equilibrar essa preocupação com a posse responsável de um veículo”, comentou em nota o vice-presidente.
Pesquisa patrocinada pela Ford com 6 mil europeus mostra que a maioria deles se preocupa com o meio ambiente. 72% disseram aprovar os veículos elétricos. E 28% consideraram ainda comprar um modelo movido a eletricidade.
GAMA ELÉTRICA
O C-MAX Energi é o primeiro híbrido plug-in de produção em série da Ford. Tem autonomia de 30 km usando somente eletricidade. Sua bateria de íons de lítio de alta voltagem (7,6 kWh) pode ser recarregada em menos de 3 horas.
O Focus Electric conta com motor elétrico de 142 cavalos e atinge velocidade máxima de 137 km/h. Sua bateria de íons de lítio, de 23 kWh, pode ser recarregada em até 4 horas e tem autonomia de 162 km.
O Fusion Hybrid combina dois motores: a combustão e elétrico. Este último é usado para mover o veículo até a velocidade de 136 km/h. O propulsor a combustão entra em funcionamento em velocidades maiores e para recarregar a bateria. Na Europa, será lançado com o nome Mondeo Hybrid, com um consumo abaixo de 22 km/h e emissões de CO2 de menos de 99 g/km.