
A Yanfeng, fornecedora chinesa de autopeças da General Motors, vai fechar sua fábrica em Riverside, ao mesmo tempo em que a Chevrolet pretende encerrar a produção do Malibu nos Estados Unidos.
Com a decisão, 444 funcionários serão demitidos, incluindo 398 membros do sindicato dos metalúrgicos (UAW) do país.
VEJA MAIS:– GM para produção em Gravataí por quase um mês
– GM é processada por venda de dados de clientes
Nenhuma das partes envolvidas quis se pronunciar, segundo o site “Automotive News”.
Fábrica será readequada para fazer novo Bolt
A Yanfeng é uma fabricante de bancos, partes eletrônicas e peças de acabamento interno que fornece componentes para a planta da GM em Fairfax, no Kansas.
O fim da produção do Malibu abrirá espaço para que a GM possa reequipar sua fábrica para produzir a nova geração do Chevrolet Bolt EV, que vai compartilhar a linha de montagem com o Cadillac XT4 já produzido por lá.
Participe do #ABX24 e fique por dentro das tendências do setor automotivo
Sua produção, inclusive, será pausada em janeiro de 2025 para readequar e preparar a fábrica para fazer o novo modelo elétrico.
Funcionários buscaram UAW para lutar por direitos
Ironicamente, o fechamento da fábrica da Yanfeng vem à tona aproximadamente 16 meses após os próprios funcionários da fábrica de Riverside terem votado para se juntar à UAW, ao lado de outras cinco plantas da empresa chinesa.
A ideia era assegurar os direitos dos funcionários relacionados a salários baixos, turnos exaustivos de trabalho, desrespeito aos direitos dos trabalhadores mais velhos e até discriminação racial.
