logo

Fornecedora rescinde contrato com a Jeep nos EUA

Forvia, fabricante de bancos automotivos, alega operação deficitária e demitirá mais de 500; concorrente Lear irá suprir a montadora
Author image

Mario Curcio

01 ago 2023

2 minutos de leitura

Imagem de Destaque

A fabricante francesa de bancos automotivos Forvia rescindiu seu contrato de fornecimento para a Jeep em Michigan (EUA). Como consequência, fechará sua fábrica em Highland Park, próxima a Detroit, onde emprega 511 funcionários.

A Forvia – divisão da Faurecia – informou que encerrará as operações até o fim do terceiro trimestre porque estaria operando no prejuízo, de acordo com balanço apresentado na quinta-feira, 27.


– Faça aqui a sua inscrição no #ABX23 e garanta sua presença no maior encontro do setor automotivo


Em comunicado, a empresa alega que sua margem operacional tende a melhorar com o aumento de sinergias em suas operações e também com a interrupção do fornecimento à fábrica da Jeep. A Stellantis, dona da Jeep, não quis comentar sobre a saída da fornecedora.

O fornecimento de bancos para a Jeep será retomado pela Lear, que em abril informou ter vencido a disputa para fornecer os assentos completos para o lançamento dos Wagoneer e Grand Wagoneer.

Covid e quedas-de-braço entre Jeep e fornecedora

As disputas contratuais entre fornecedores e montadoras tornaram-se constantes como consequência da Covid-19 e da crise na cadeia de suprimentos que se seguiu à pandemia. Na maioria dos casos, esses conflitos foram resolvidos a partir de reajustes de preço, para que os fornecedores mantivessem as entregas.

Casos como este ressaltaram não só a extensão dos problemas produtivos em Hiland Park, mas também a abordagem cada vez mais dura da montadora em suas quedas-de-braço com fornecedores.


SAIBA MAIS:
– Jeep revela sete conceitos com foco na eletrificação
– Como a Jeep foi de marca esquecida a sonho de consumo no Brasil


O CEO da Stellantis, Carlos Tavares, disse em teleconferência recente com jornalistas que os fornecedores precisam trabalhar para cortar custos enquanto a montadora tenta competir com carros elétricos chineses mais acessíveis.

O fornecimento à Jeep teria causado mais de US$ 25 milhões em despesas para a Forvia no primeiro semestre de 2023. A empresa já havia demitido 268 colaboradores em Highland Park no ano passado, quando transferiu a produção das estruturas metálicas para o México.