
Os organizadores convidaram representantes do governo, da indústria e da cadeia de suprimentos para debater o impacto e as questões centrais da revolução provocada pela terceira grande onda de investimentos do setor no País — a primeira aconteceu nos anos 50, com a chegada dos fabricantes pioneiros, e a segunda nos anos 90, após a abertura às importações.
“Muitos players enfrentarão dificuldades nos próximos meses, apesar da impressionante evolução do mercado interno” — adverte o editor da revista Automotive Business, Paulo Ricardo Braga, assegurando que ainda existem desafios importantes no cenário global a serem equacionados, com respingos no Brasil. Ele admite, no entanto, que o cenário geral é positivo e muitas oportunidades surgirão junto com os desafios.
Palestrantes
Representantes dos diversos segmentos relacionados ao setor automotivo confirmaram presença. O governo enviará ao evento Armando Meziat, secretário de desenvolvimento da produção, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio. A CSM Worldwide trará dos Estados Unidos seu vice-presidente mundial Michael Robinet, especialista em projeções globais, e avaliará a evolução do mercado local por meio do vice-presidente Paulo Cardamone.
Os cenários econômicos serão analisados por Octavio de Barros, diretor de pesquisa e planejamento do Bradesco. A carreira do executivo do setor automotivo terá a análise de Ivan Witt, da Steer Recursos Humanos, que já foi diretor de compras da Ford. A equação para matérias-primas terá palestra de Sérgio Leite de Andrade, vice-presidente de negócios da Usiminas.
A Anfavea, em fase de mudanças no comando diretivo, foi convidada para registrar a visão dos fabricantes de veículos. O Sindipeças apoia institucionalmente a iniciativa de Automotive Business e levará ao fórum Paulo Butori, presidente, junto com Flavio Del Soldato, conselheiro. Os dois terão a companhia de Arnaldo Meschnark, presidente do Sindiforja, Besaliel Botelho, presidente da SAE Brasil, e Letícia Costa, consultora, para a análise do segmento de autopeças.
A área de suprimentos terá um painel especial reunindo representantes das principais montadoras locais: Alexander Seitz,vice-presidente de compras da Volkswagen para a América do Sul; Johnny Saldanha, vice-presidente de Global Purschasing e Supply Chain da General Motors; Osias Galantine, diretor de compras do Grupo Fiat; e João Pimentel, diretor de compras da Ford.