logo

AB

Fórum debate a evolução das compras automotivas no Brasil

Edvaldo Picolo, gerente executivo de compras da Volkswagen do Brasil, confirmou participação no programa de palestras e debates do VII Fórum da Indústria Automobilística, que Automotive Business promoverá em 28 de março no Golden Hall do WTC, em São Paulo. Ele será um dos debatedores do painel de compradores que irá analisar os novos cenários para a cadeia de suprimentos automotivos, que sofre intensamente o impacto da queda nas vendas de veículos, ao lado dos diretores de compras da Mercedes-Benz, Erodes Berbetz, da General Motors, Rogério Negrão, e da Ford, Roxana Molina. Stephan Keese, diretor da Roland Berger, também estará prsente na sessão de debates.
Author image

Redação AB

20 jan 2016

3 minutos de leitura

A evolução das compras automotivas será um dos principais temas do Fórum, que convida uma centena de profissionais da área de suprimentos e engenharia dos fabricantes de veículos para participar de um workshop de relacionamento, com estandes personalizados para cada empresa que atua no mercado local. A ideia é promover o relacionamento, estimulando a aproximação entre as fornecedores de autopeças e as montadoras.

A nova estrutura da cadeia de suprimentos em tempos de crise e preparação para a retomada dos negócios será também pauta de um painel de debates com representantes do Sindipeças e os consultores David Wong, da AT Kearney, e Maurício Muramoto, da Deloitte. Os convidados para essa sessão vão analisar o resultado de uma pesquisa em tempo real conduzida entre os participantes do Fórum, destacando as fragilidades e as oportunidades na cadeia de produção de componentes automotivos.

A abertura do VII Fórum da Indústria Automobilística caberá ao presidente da Anfavea, Luiz Moan, que na ocasião estará se despedindo da presidência da entidade, a ser ocupada por Antonio Megale, diretor de relações institucionais da Volkswagen, a partir de abril.

As perspectivas para a economia serão avaliadas por Octavio de Barros, economista-chefe e diretor do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos do Bradesco.

Letícia Costa, sócia-diretora da Prada Assessoria, analisará os caminhos que as empresas do setor automotivo vão trilhar nos próximos anos, reinventando-se para buscar fôlego no mercado local e nas exportações, que começam a ganhar força com a nova realidade cambial.

Fernando Trujillo, consultor sênior da IHS Automotive, Vitor Klizas, presidente da Jato Dynamics, e Carlos Reis, diretor da Carcon Automotive, apresentarão as projeções de mercado para veículos leves e pesados e as mudanças que ocorrem na segmentação das vendas por tipo de veículo e região.

Um painel tratará especificamente do segmento de veículos comerciais, com a presença de diretores da Ford, Iveco, MAN, Mercedes-Benz, Scania e Volvo, e avaliará como os fabricantes de caminhões e ônibus estão sendo postos à prova ante a brutal queda nas vendas em 2015 e a falta de perspectivas de recuperação este ano.

Outras informações e o programa das palestras, debates e workshop do fórum estão disponíveis aqui.