
Entre os principais desafios do executivo está a consolidação dos processos de atendimento ao cliente e a contínua estruturação da área de pós-venda da Foton, tendo em vista o aumento dos volumes previstos para os próximos anos.
“Nosso objetivo é assegurar aos clientes da marca um atendimento padronizado de qualidade, com peças genuínas de reposição em concessionárias e pontos de vendas de todo o País. Vamos analisar a implantação e melhorias de programas como planos de manutenção, pacotes de revisão a preços fixos, socorro mecânico, atendimento emergencial de peças, entre outros”, diz Cavalcanti.
O executivo cuidará também da área de clientes estratégicos, criada para estreitar o relacionamento com grandes clientes e frotistas que utilizam-se de caminhões e caminhonetes Foton. “Com esse trabalho, os clientes estratégicos passarão a ser parceiros da Foton no desenvolvimento da marca no País e certamente darão o seu aval a outros clientes ao atestar a qualidade de nossos produtos e nosso compromisso com o bom atendimento”, afirma.
Cavalcanti tem 50 anos. É formado em engenharia mecânica, com MBA executivo pelo IBMEC e especialização em gestão de negócios pela Fundação Dom Cabral e Fundação Getúlio Vargas. Iniciou a carreira automotiva na Volvo do Brasil em 1986, onde trabalhou por 12 anos nas funções de engenheiro de produto, engenheiro de vendas, responsável regional de vendas e gerente nacional de vendas de caminhões.
Em 1998, o executivo ingressou na Volkswagen, onde ficou por nove anos. Na empresa, gerenciou a divisão automotiva Seat, a regional da VW caminhões e ônibus, além de o departamento de vendas e marketing da VW caminhões e ônibus no México e também aqui no Brasil.
Em 2007, Alcides Cavalcanti assumiu a diretoria de vendas e marketing para o mercado brasileiro na Iveco Latin América, posição que manteve até 2014.