logo

none

FPT comemora eleição do T-Jet como motor do ano

A FPT comemorou com entusiasmo a eleição do Fire 1.4 T-Jet como motor do ano na categoria até 2 litros,durante a 43ª edição do prêmio Carro do Ano, promovido pela revista Auto Esporte, no dia 9 de novembro.
Author image

cria

13 nov 2009

2 minutos de leitura

G_noticia_5099.gif

Os outros finalistas na disputa eram o Honda 2.0 VTEC (Civic Si); Mini/BMW 1.6 Turbo (Mini Cooper); Smart/Mercedes-Benz 1.0 Turbo (Smart); e Toyota 1.8 VVTi (Corolla).

João IrineuMedeiros, diretor de engenharia da FPT – Powertrain Technologies, explica que o Fire 1.4L 16v T-Jet fabricado na Itália foi trazido para o Brasil para equipar as versões top de linha dos veículos Linea e Punto, da Fiat.

Com 152 cavalos, a gasolina, o modelo segue o conceito de downzising, obtendo performances de motores maiores com sistemas de pequeno deslocamento graças à utilização da sobrealimentação com turbocompressor.

“O T-Jet oferece desempenho igual ou superior a outros propulsores 2.0 l ou 2.4 l disponíveis atualmente no mercado. Mesmo com grande potência, ele continua leve, com baixo consumo e índices de emissões de poluentes reduzidos” — diz o engenheiro.

Com curva de torque praticamente plana e valor máximo de 21,1 kgm, a 2.500 rpm, o T-Jet é um motor esportivo e em 2010 equipará veículos do Trofeo Linea, que participarão do Racing Festival promovido pelo Grupo Fiat.

O motor foi adaptado pelo Centro de Engenharia da FPT, em Betim, MG, para rodar com a gasolina brasileira. “Foram 65 mil horas de trabalho de nossos engenheiros no Brasil e 5 mil horas de testes em dinamômetro com mais de cinquenta protótipos” – afirmou João Irineu, assegurando que o propulsor pode receber as recentes tecnologias MultiAir.