logo

eduardo pimenta

FPT comemora resultados do centro tecnológico de qualidade

A FPT Industrial vem colhendo bons resultados desde a instalação de seu centro tecnológico de qualidade em Sete Lagoas (MG). A companhia obteve redução na taxa de falhas em campo tanto nos segmentos pesados e médios como nos leves.
Author image

Redação AB

22 mar 2016

2 minutos de leitura

O setor foi desenhado e é comandado pelo diretor de qualidade, Eduardo Pimenta, que trabalha com 18 engenheiros e técnicos e conta com a atuação de um gerente de aplicação para cada um dos segmentos on e off road, mais um gerente dedicado ao controle e administração da garantia.

O centro atua em conjunto com o suporte às concessionárias que vendem produtos equipados com motores FPT Industrial, como veículos comerciais, máquinas agrícolas, de construção, geração de energia e embarcações. Segundo a FPT Industrial, o objetivo é aumentar a eficácia no diagnóstico e resolução de falhas no menor tempo possível.

Para isso há dois tipos de atendimento pós-venda. Um deles é o serviço on-line, quando os concessionários entram em contato pela internet com técnicos exclusivos para atendimento em minutos, inclusive para esclarecer eventuais dúvidas. Para questões mais complexas há o “flying doctors”, atendimento por profissionais capazes de resolver situações técnicas em qualquer região da América Latina em menos de 24 horas.

A área técnica permitiu padronização das metodologias de análise e maior sinergia entre as áreas técnicas da FPT com as reais necessidades dos clientes. A estrutura do centro tem área total de 225 metros quadrados. O destaque do espaço está na oficina, com equipamentos e ferramental completos para análise de motores que já foram submetidos a milhares de horas e quilômetros de uso na aplicação real, em caminhões ou máquinas.

Esse processo começa pela desmontagem total do motor, que permite a análise de cada peça e eventuais melhorias a ser implantadas. As informações são compiladas em um banco de dados e também retroalimentam o desenvolvimento dos motores, que assim passam a incorporar novas soluções técnicas. O centro atende toda a América Latina.