
O novo Cursor 13 de seis cilindros em linha e 560 cv é o mais potente do portfólio da FPT no Brasil. Com aftercooler, atinge torque máximo de 2.500 Nm a partir de 1.000 rpm, graças à adoção do turbo VGT (turbina de geometria variável). Com aumento de massa de ar na admissão em uma faixa bem mais ampla de rotação e carga, o turbo oferece maior eficiência em todas as condições de operação. O novo turbocompressor tem rotação controlada pela central eletrônica, é refrigerado a água e seu rotor é feito em alumínio forjado, o que proporciona maior durabilidade.
TRANSMISSÃO
A ZF fornece sua transmissão automatizada para todas as versões do Iveco Hi Way, nas configurações 4×2, 6×2 e 6×4 com motores de 440, 480 e 560 cavalos. Com isso, a empresa aumenta sua participação no fornecimento de câmbios robotizados no País, aproveitando a tendência do mercado brasileiro, onde caminhões pesados estão sendo lançados de série com o equipamento, sem a opção de manual.
A transmissão automatizada AS-Tronic foi lançada no Brasil em 2011 após desenvolvimento conjunto das engenharias do Grupo ZF e da Iveco, que adaptaram o equipamento para o País. Desde então, já foram vendidas mais de 8 mil transmissões AS-Tronic para a Iveco, que usa a solução em todos os seus modelos pesados (Stralis e Trakker) com motores entre 360 e 560 cavalos.
Os principais benefícios da transmissão automatizada são a facilidade de operação para o motorista e a maior economia de combustível, com trocas de marchas mais precisas. Segundo a ZF, por já ter nascido automatizada, a AS-Tronic é mais leve do que as convencionais. Para o Iveco Hi Way vendido no Brasil, o equipamento recebeu nova programação para oferecer 16 velocidades, mais conveniente para o perfil das estradas brasileiras, em vez das 12 marchas adotadas no modelo europeu. da Europa (com 12 velocidades).
Oferecido no Hi Way como opcional, a ZF também fornece o Intarder: instalado junto à transmissão, responde por até 57% da frenagem total possível, com potência de 563 cavalos, que somados aos 415 cavalos produzidos pelo freio-motor do caminhão totalizam 978 cavalos de força de frenagem. Dessa forma, o Intarder aumenta a segurança com cinco níveis de frenagem que permitem velocidade média maior em descidas, proporcionando alívio do uso dos freios, que permanecem frios e prontos para uso em situações de emergência.</storng>