logo

none

FPT lançou em São Paulo o revolucionário motor multiair

Lucio Bernard, diretor do Centro de Pesquisa e Tecnologia da FPT Powertrain Tecnologies, apresentou no simpósio Tendências, da SAE Brasil (31 de agosto, Hotel Sheraton WTC, São Paulo) uma novidade que considera inovadora para o segmento de motores do ciclo Otto: o sistema multiair.
Author image

paulo

01 set 2009

1 minutos de leitura

G_noticia_4398.jpg

A tecnologia será utilizada inicialmente no Alfa Romeo MiTo, permitindo gerenciar com maior eficiência o ar utilizado pelo motor.

Bernard informa que a novidade eleva em 10% a potência do propulsor e reduz o consumo em 10%, além de diminuir as emissões de CO2. Ele admite, porém, que o multiair não deve chegar tão cedo ao Brasil.

“O multiair representa para o ciclo Otto algo similar ao que o common rail significou para o motor diesel” – explica João Irineu Medeiros, diretor de engenharia da FPT no Brasil, que esteve empenhado no evento de lançamento da inovação na segunda-feira, 31 de agosto, em paralelo ao simpósio da SAE Brasil.

Irineu destaca, ainda, que coube ao próprio Grupo Fiat, ao qual pertence a FPT, o desenvolvimento do common rail.

Franco Ciranni, diretor superintendente da FPT para o Mercosul, fez a introdução à palestra de Bernard e apresentou as iniciativas da empresa na região. A FPT comprou a fábrica de motores da Tritec, no Paraná, e prepara o lançamento de motores a gasolina 1.4 litro e 1.6 litro, destinados inicialmente à exportação. As versões flex também estão a caminho.